Quando falamos em autocuidado também significa busca pela saúde mental e autoconhecimento
Independentemente se estamos vivenciando algum tipo de conflito ou problemas de saúde ou até mesmo se não estamos identificando nada em nossa vida e que aparentemente tudo está indo bem, é necessário estar sempre vigilante diante de nossas buscas na realização e existência.
A terapia psicológica é uma das ferramentas que pode ser utilizada para esse cuidado, que não é remédio, não é busca rápida de solução de problema e sim um processo de autoconhecimento que irá permitir com que possamos identificar dentro de nós o que necessita de ser mudado e as respostas de nossos anseios.
Um detalhe muito importante na tomada de decisão para busca de um psicólogo e iniciar terapia, é o seguinte: o autocuidado é a arte de nutrir a alma, curar o corpo e acalmar a mente, permitindo que floresçamos em nosso melhor potencial.
É necessário partir de dentro para fora, não adianta procurar psicólogo porque a mãe, irmão, esposo (a), namorada (o), sogra (o), filho (a) recomendaram ou até conhecidos. Nossos familiares e amigos podem sim nos aconselhar e orientar a buscar ajuda, mas a vontade precisa partir de dentro de nós, se essa vontade não existir o processo terapêutico não terá efeito e não existirá perseverança.
Portanto, antes de procurar um psicólogo pense bem o que te motiva e pense também na prioridade que você deve dar para sua saúde mental.
Ligia Guilhermina da Silva
Psicóloga e Responsável Técnica HEFC
CRP 06/125146