Não temos como passar pelo mundo sem pisarmos em terrenos sujos, sem ouvirmos besteiras, sem recebermos agressões diversas, mas não precisamos guardar isso tudo dentro de nós.
Hoje, somos o que acumulamos ao longo da vida. As sujeiras, as besteiras, as agressões, podem ter acontecido, mas não precisamos guardar nada disso, azedando e estragando nosso interior.
Já começamos a vida, trazendo milhares de informações genéticas de nossos antepassados, ou de nossas vidas passadas, um arsenal de características que podemos utilizar ou modificar; o restante de nós, é resultado do que fomos aprendendo e guardando ao longo desta vida. Cabe a nós, escolhermos o que guardar e o que dispensar; sobrando só o aprendizado da experiência.
Em terapia, sempre recomendo a pessoa ir para casa e arrumar as gavetas; jogar fora aquele pé de meia que está esperando o outro voltar; aquela camiseta velha, aquele chinelo quebrado, que só ocupam espaços e atrapalham a organização do que ainda tem valor. Um treinamento físico para ajudar na organização de pensamentos e memórias.
Dr. Pedro Santo Rossi, psicólogo – www.psirossi.com
Psicólogo voluntário HEFC
Matéria da Semana publicada no Jornal Regional News