O Dia Mundial do Câncer de Ovário é uma agenda de saúde pública mundial que tem como objetivo aumentar a conscientização sobre o câncer de ovário e é celebrada dia 08 de maio de cada ano.
De acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer, o câncer de ovário é a segunda neoplasia ginecológica mais comum no Brasil, atrás apenas do câncer do colo do útero (Inca, 2022). Na América Latina, é a segunda causa de morte entre as mulheres, sendo que as projeções indicam um provável crescimento no número de mortes entre os anos 2012 e 2035 (Revista Brasileira de Cancerologia, 2020).
Acomete em maior índice mulheres acima dos 50 anos, por isso, é recomendado a visita ao(a) ginecologista todos os anos, para identificar alterações de forma precoce, principalmente para as mulheres com histórico familiar da doença, visto que a doença pode demorar para apresentar sintomas.
O principal exame de rotina que pode ajudar na identificação do câncer de ovário é o ultrassom transvaginal, mas também pode ser solicitado: exame pélvico, exame de sangue, ultrassonografia vaginal, ultrassonografia pélvica e biópsia.
Os sintomas mais comuns do câncer de ovário são dor ou inchaço na barriga, dificuldade para comer, dor nas costas, prisão de ventre, náusea, sangramento e problemas urinários.
Fontes:
Câncer de ovário
https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/ovario
Tendências de Incidência e Mortalidade por Câncer de Ovário nos Países da América Latina
https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/813
Por que o câncer de ovário geralmente é descoberto tarde e como é o diagnóstico?
https://mulherconsciente.com.br/cancer-de-ovario/por-que-o-cancer-de-ovario-geralmente-e-descoberto-tarde-e-como-e-o-diagnostico/