Assim como o Hospital Espírita Fabiano de Cristo, outras instituições foram fundadas com o nome Fabiano de Cristo. Você conhece a história do comerciante que virou frei?
Frei Fabiano de Cristo, foi João Barbosa, filho de Senhorinha Gonçalves e Gervásio Barbosa, nascido em Soengas, Portugal, em 08 de fevereiro de 1676.
Criado no campo, cuidava do rebanho de ovelhas da família e mais tarde, ao mudar-se para a cidade do Porto, trabalhou como conferente de exportação de produtos e especiarias para as colônias portuguesas.
Durante a febre do ouro no Brasil, desembarcou com mais dois sócios na cidade do Rio de Janeiro, seguindo para Paraty, ponto de partida de mineradores. Após anos e muitas viagens, enriquece e estabiliza-se como comerciante em Paraty.
Em visita à cidade do Rio de Janeiro, conheceu o Convento de Sto. Antônio, da ordem dos Franciscano. Doa todos os seus bens e em 08 de novembro de 1704 se apresenta ao Convento de São Bernardino de Sena, em Angra dos Reis.
Consagrado como Frei Fabiano de Cristo, desempenha a função de enfermeiro durante 30 anos no Convento de Santo Antônio.
Portador da doença de chagas nas duas pernas e um cisto no joelho, desencarnou em 17 de outubro de 1747, mobilizando toda a cidade do Rio de Janeiro.
A sua ossada se encontra no Convento de Santo Antônio, o qual passou a maior parte de sua vida e até hoje, muitas pessoas vão ao local para pedir a cura de enfermidades ou agradecer, pois são muitos os casos em que curas são atribuídas ao seu espírito.