Proposta
Como parte da campanha, estamos lançando uma proposta criativa e participativa: a elaboração de cartazes no estilo lambe-lambe com mensagens de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.
Participação
Este concurso ajuda a espalhar, de forma descontraída, artística, criativa e inovadora, mensagens essenciais sobre autocuidado e prevenção, contribuindo para a conscientização sobre o câncer de mama.
Lambe lambe
O lambe-lambe é uma forma de arte urbana caracterizada pela colagem de cartazes em locais públicos. Essa técnica surgiu no Brasil no início do século XX e era originalmente usada para divulgar eventos e espetáculos, como circos e teatros. Hoje, o lambe-lambe é uma expressão artística popular, utilizada por artistas e coletivos para comunicar mensagens sociais, culturais e políticas de maneira acessível e visualmente impactante.
Estética
Os cartazes geralmente possuem uma estética de fácil reprodução, com cores vibrantes, ilustrações marcantes e frases curtas, transmitindo mensagens de maneira rápida e eficaz para quem passa pelas ruas. O lambe-lambe é uma ferramenta poderosa de conscientização, acessível e democrática, perfeita para nossa campanha de saúde pública.
O que fazer (proposta de criação)
1- A importância da mamografia e exames preventivos
2- Autoexame das mamas
3- Hábitos de vida saudáveis como fator de prevenção
4- Apoio e solidariedade às mulheres que enfrentam o câncer de mama
5- Empoderamento feminino e autocuidado
As mensagens podem ser criativas, emocionantes ou inspiradoras, mas devem sempre manter o foco na prevenção do câncer de mama e na importância de um diagnóstico precoce. A utilização de elementos visuais, como ilustrações, símbolos e cores que remetam à campanha, também é bem-vinda.
Regras do concurso
Aberto a todos(as) assistidos(as) e seus familiares do HEFC.
O cartaz deve ser no formato A3 (29,7 x 42 cm) e deve estar pronto para ser impresso no estilo lambe-lambe
A mensagem deve abordar a prevenção do câncer de mama, o autocuidado ou o apoio às mulheres na luta contra a doença; deve ser ser clara, acessível e direta.
Prazo de envio: 16 de outubro de 2024
Os cartazes serão avaliados por um júri composto por profissionais de áreas variada.
Os critérios de avaliação incluem criatividade, clareza da mensagem, impacto visual e originalidade.
Os cartazes finalistas serão impressos e expostos em um mural lambe-lambe pelo HEFC e pontos parceiros no mês de outubro.
Premiação
Os três cartazes escolhidos pelos jurados serão premiados com brindes exclusivos da campanha Outubro Rosa do Hospital Espírita Fabiano de Cristo 2024
Tamires Santana
Comunicação HEFC
01 de outubro de 2024