Neste momento de crise, ao mesmo tempo que leva a uma profunda reflexão acerca do que esperar do futuro, o sentido da vida pode emergir.
Como diz o neuropsiquiatra Viktor Frankl, as pessoas são incondicionalmente livres. Desse modo, buscar um novo percurso na vida profissional pode produzir um renascimento, algo impensável durante o período em que se mantinha em uma profissão, nem sempre desejada. Então, pense que surgem novos caminhos na vida, mesmo que as portas estejam, agora, cerradas.
Acredite em você, nesse momento de mudanças, muitas vezes difíceis de aceitar, mas imposto pelas vicissitudes da vida. Verifica-se na clínica, pessoas que se presumem mais frágeis do que realmente são, possuem uma história pessoal que se constitui numa fonte de energia, capaz de mobilizar a pessoa para mudanças mais significativas e melhores. E somente vão descobrindo isso, aos poucos.
Perder a atividade profissional, realmente é muito difícil e nem sempre é possível conseguir o emprego na atividade que se realizava anteriormente, mesmo porque muitas profissões deixarão de existir, ou serão drasticamente reduzidas. Esse é um momento importante para rever a própria história e avaliar se é o caso de buscar nova profissão que dê um sentido para a sua vida.
Que seu dia seja uma renovadora possibilidade voltada para o futuro.
Dr. João Palma Filho
Psicólogo – CRP 146.528
Este artigo foi publicado no jornal Regional News