As pessoas escutam e vêem o mundo a partir do que trazem no interior de si mesmas, naquele momento. Nestes tempos difíceis de viver, sintoniza-se com quem e o quê traduz melhor o que se sente e os problemas parecem ampliados pelas emoções.
Surge um aprisionamento e um terreno fértil para manifestarem-se emoções como a tristeza e a raiva, que vão se instalando e provocando um sofrimento, difícil de se libertar. Todavia, ao se dar conta disso, esejando-se promover em si mesmo uma reação positiva, podem surgir novas conexões, idéias e crescimento.
Como já dissemos anteriormente lembre-se de que alguém sempre acreditou em você. Conversar com pessoas que pensam positivamente pode contribuir para trazer novas soluções, saudáveis e promissoras e apresenta-se como um caminho que se abre, uma clareira diante da escuridão.
Isso porque o caráter de sociabilidade humana e o conhecimento de si mesmo estão intimamente ligados à comunicação que se estabelece com o outro e pode favorecer o descobrimento de um sentido para a vida, com novas possibilidades de se pensar e viver. Esse sentido não surge instantaneamente, sendo necessário encarar os desafios que se apresentam, vendo-se implicado nas escolhas que se faz.
Dr. João Palma Filho
Psicólogo – CRP 146.528
Artigo publicado no jornal Regional News edição n° 1.636