Os cuidados paliativos em oncologia desempenham um papel crucial no manejo do câncer, proporcionando suporte integral para o assistido que está nessa fase da doença. Ao contrário do tratamento direcionado para a cura, os cuidados paliativos concentram-se na melhoria da qualidade de vida e no alívio do sofrimento físico, emocional e espiritual.
Um dos principais benefícios dos cuidados paliativos é a abordagem centrada no paciente, que leva em consideração suas necessidades individuais, preferências e valores. Isso se traduz em um plano de cuidados personalizado, que inclui o controle eficaz da dor, o manejo de sintomas como náuseas, fadiga e falta de ar, além do apoio emocional para lidar com o estresse, ansiedade e depressão associados ao câncer.
Portanto, os cuidados paliativos ajudam os envolvidos a enfrentarem questões difíceis, como tomada de decisões sobre o tratamento e planejamento de cuidados avançados. Isso permite que os pacientes mantenham o controle sobre sua própria jornada e vivam com dignidade, mesmo diante das adversidades tenham conforto emocional, apoio espiritual e sensação de dignidade, paz durante essa fase desafiadora da vida.
O Hospital Espírita Fabiano de Cristo ao longo dos anos vem trabalhando para proporcionar aos assistidos que sofrem da doença de câncer o cuidado de maneira integral além de estender assistência a seus familiares, acompanhantes e cuidadores.
Ligia Guilhermina da Silva
Psicóloga e Responsável Técnica HEFC
CRP 06/125146
Artigo publicado no jornal Fala Regional edição 77