Ouvir é a melhor forma de se tornar popular; ouvir é a melhor forma de ajudar outras pessoas; ouvir é um santo remédio.
Ouvir, só ouvir, sem falar nada; quem fala é o outro que está precisando desabafar.
Demonstre estar interessado e prestando atenção, quanto muito, acene a cabeça em concordância ou faça cara de espanto. Se precisar intervir, não afirme, só pergunte, de preferência sobre a mesma coisa, demonstre interesse para que o outro continue falando.
As pessoas precisam falar de si, dos seus problemas e de suas façanhas, não estão interessadas nas histórias e nos problemas dos outros, muito menos no que você gostaria de discutir.
Quando quiser alongar a conversa (do outro), diga algumas palavrinhas mágicas: É mesmo! Nossa! Por que? Quando? Humm… Essas expressões realimentam a fala do outro que vai achar que você é um cara legal, é um bom ouvinte.
No final, o outro vai dizer: Foi muito bom conversar com você, depois a gente conversa mais.
É verdade, pois conversa é con+verso, considerar o verso, considerar o outro lado.
Dr. Pedro Santo Rossi (www.psirossi.com)
Psicólogo voluntário HEFC