Fabiano de Cristo

Fabiano de Cristo, frade da Ordem dos Frades Menores, que ainda jovem emigrou para o Brasil, vindo a desenvolver um trabalho de dedicação e amor ao próximo

Em 08 de fevereiro de 1676, no vilarejo de Soengas, às margens do rio Minho, em Portugal, nasce João Barbosa, filho de Senhorinha Gonçalves e Gervásio Barbosa, único homem dos seis filhos do casal.

João Barbosa foi criado junto ao campo, tendo como obrigação cuidar do rebanho de ovelhas de seu pai e provavelmente foi nesse ambiente que ele pôde trabalhar sua meiguice, paciência e humildade.

Mais tarde muda-se para a cidade do Porto para trabalhar como conferente de uma Cia que exportava produtos e especiarias para as colônias portuguesas e, a partir daí, começa a ouvir histórias sobre o Brasil.

Nesta época, com a febre do ouro no Brasil, o jovem João Barbosa decide arriscar a vida na colônia com a esperança de em pouco tempo tornar-se rico. Meses depois, João Barbosa e mais dois sócios desembarcam na cidade do Rio de Janeiro e, em seguida, rumam para Paraty, que na época era o ponto de partida dos mineradores.

Após alguns anos e muitas viagens pelas matas, João Barbosa resolve se estabilizar em Paraty, organizando as contas do armazém, enquanto seus sócios prosseguiam nas viagens. Já nesta época, havia adquirido respeitável fortuna, tornando-se um rico comerciante.

Contudo, em momento algum se esquecia dos mais necessitados, sempre olhando a todos com ternura e caridade, buscando sempre ajudar ao próximo. Apesar da sua condição financeira, João Barbosa sempre se sentia insatisfeito com a condição dos seus semelhantes e sempre lhe ocorriam questionamentos sobre a verdadeira razão da vida, motivo pelo qual sentia um vazio no peito e ouvia uma voz que lhe dizia que deveria fazer algo.

Certa vez, visitando a cidade do Rio de Janeiro, se aproximou do Convento de Sto. Antônio, vindo a conhecer ali dois religiosos. Em um ato inexplicável, disse que seu desejo era fazer parte da ordem e desejava ser um Franciscano.

João Barbosa não hesitou, doou todos os seus bens e em 08 de novembro de 1704 se apresenta à portaria do Convento de São Bernardino de Sena, em Angra dos Reis, sendo que três dias depois, veste o hábito dos franciscanos, e após um ano de muito trabalho e dedicação, é consagrado Frei, trocando seu nome para Fabiano de Cristo.

Em 1705 Fabiano de Cristo é transferido para o Convento de Santo Antônio no Rio de Janeiro, onde recebe o cargo de porteiro.

Por volta de 1708, recebe o encargo de enfermeiro, e mesmo sem nenhum conhecimento neste ramo, exemplificou o esforço pessoal e a caridade auxiliando a muitos. Seu devotamento era tanto que durante anos optou por dormir na própria enfermaria para que estivesse sempre pronto em caso de qualquer necessidade. Realizou este trabalho no Convento durante aproximadamente 30 anos.

Fabiano era portador da doença chagas, nas duas pernas, aparecendo-lhe mais tarde um quisto no joelho que foi aberto a ferros em 4 lugares, sendo que na época não havia medicação que combatesse a dor ou a inflamação e mesmo assim teve registros dele o mínimo de queixa ou atitude de revolta.

Prevendo o seu desencarne, o Frei Fabiano de Cristo avisa seus companheiros com três dias de antecedência. Afirma-se que se despediu do Superior do Convento e pediu-lhe para abraçar, um por um, todos os enfermos e companheiros da enfermaria um dia antes de sua morte e no dia previsto, em 17 de outubro de 1747, desencarna mobilizando toda a cidade do Rio de Janeiro.

A sua ossada ainda se encontra no Convento em que passou maior parte de sua vida e até hoje, muitas pessoas vão ao local para pedir a cura de enfermidades ou graças.

Frei Fabiano de Cristo foi a reencarnação do padre José de Anchieta e até hoje trabalha em favor dos necessitados inspirando mãos amigas no planeta Terra. Assim com o Hospital Espírita Fabiano de Cristo, outras instituições foram fundadas com o seu nome e são muitos os casos em que curas são atribuídas ao espírito de Frei Fabiano de Cristo.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook
YouTube
Instagram
Open chat
1
Olá! Agradecemos por estar aqui. Como podemos te ajudar?